quinta-feira, janeiro 13, 2005

Votar em branco

A previsível abstenção, que se espera muito elevada, nas próximas e futuras eleições, é fruto da descrença dos cidadãos nas virtudes da democracia. Mas a democracia continua a ser o menos mau de todos os sistemas de governo que até hoje conhecemos.

O voto em branco é um sintoma de algo bem mais grave, e sem cura. Quem vota em branco acredita que os políticos tem meios de fazer cumprir as promessas económicas que fazem (seja no crescimento económico, ou na oferta de postos de trabalho, ou muitas outras que estão para vir), e que se estas promessas se não cumprem é porque "eles" não querem, nunca porque "eles" não podem.

O que a história económica nos ensina, e temos aí tão perto todo o século XX para analisar, é que são exactamente as economias menos intervencionadas pelos políticos que tem mais sucesso, quer em termos de crescimento económico, o que não surpreende ninguém, mas quer sobretudo na distribuição da riqueza gerada. Todas as experiências de controlo da produção económica pelos políticos falharam miseravelmente. Todas. E todos nós sabemos isso, incluindo os políticos claro está, só que estamos condicionados como o cão de Pavlov, para que ao tocar o sino na hora de comer começarmos a babar. Depois quando a comida não chega amuamos.