segunda-feira, março 21, 2005

Guns, Germs and Steel de Jared Diamond, e The Future Eaters de Tim Flannery

Porque foram os Europeus a chegar primeiro à América e não foram os Americanos que "descobriram" e conquistaram a Europa? Porque aconteceu o mesmo com a África? E com a Oceânia? Porque foram os euro-asiáticos que invadiram as ilhas do Pacífico e conquistaram a Oceânia e não o contrário? A resposta a estas e outras perguntas é-nos oferecida por Jared Diamond no livro Guns, Germs and Steel, 475 páginas, ed. W.W.Norton & Co., Londres, 1999, um ensaio brilhante sobre a evolução da história dos homens nos últimos treze mil anos.

Há cerca de treze mil anos os homens, espalhados já por todos os continentes, viviam da caça, em tribos nómadas de reduzida dimensão. Foi nessa altura que a domesticação dos animais e a descoberta da agricultura vieram revolucionar a experiência humana, fazendo com que alguns deles se sedentarizassem, tendo criado pequenas comunidades que se organizaram em estados, com uma casta militar e religiosa que já não se dedica ao seu próprio sustento, e com uma organização política que comanda todos.

O mérito de J. Diamond é o de nos demonstrar que essa organização só poderia ter nascido no continente Euro-Asiático, por uma questão de dimensão territorial, e por nesse continente, e apenas aí, se encontrarem 98% das espécies animais e agrícolas que o homem conseguiu domesticar. Apesar da origem do homem estar no continente africano, e desde aí se ter espalhado pelo resto do mundo, foi apenas quando os caçadores-colectores chegaram ao Mediterrânio e Asia, e aí encontraram espécies animais e agrícolas passíveis de domesticação (a vaca, o cavalo, a ovelha, o trigo, o arroz), que se dedicaram à pastorícia e agricultura. Essas espécies simplesmente não existiam nos continentes africano, americano ou na Oceânia.

Esta domesticação aconteceu em muito pouco tempo, e há muito pouco tempo, mesmo à escala humana (apenas entre os treze e oito mil anos atrás). Pelo simples facto de passarem a viver em sociedade os homens tornaram-se imunes a muitas doenças. A descoberta do ferro, e recentemente, da pólvora, foi mais um passo que permitiu a conquista dos outros povos que ainda viviam no modo tribal, e que foram dizimados pela invasão de doenças para que não tinham defesas naturais, e organização militar (cavalos e armas) que não possuiam.

O livro também nos sugere que foi o homem o causador da extinção total dos grandes mamíferos que povoavam os continentes Americano e Oceânia, quando chegou pela primeira vez a esses territórios, e que só não o fez em África por a fauna local ter sido "criada" em paralelo com os primeiros humanos, durante centenas de milhares de anos, tendo por esse motivo adquirido institintos de defesa que os animais dos outros continentes não possuiam.

Esta mesma perspectiva é-nos oferecida por Tim Flannery no seu livro The Future Eaters, 423 páginas, ed. Reed Books Australia, 1994, onde desta vez mas apenas para o continente australiano, nos descreve uma história similar de destruição, começada pelos primeiros invasores desse continente há cerca de 60.000 anos atrás, e continuada de uma forma sistemática pelos invasores europeus há apenas 200 anos. A Australia, é bom lembrar, existe como continente com fauna e flora próprias antes da Europa Africa ou América se formarem. É o continente de formação geológica mais antiga com qualquer coisa como 100 milhões de anos.

Dois grandes livros a não perder.