sábado, março 12, 2005

Jornalismo de causas

Cansado da muita parra e pouca uva com que sou brindado semanalmente com o Espesso , hoje comprei o DN, que trazia incorporada a revista Grande Reportagem que me surpreendeu pela qualidade de alguns artigos publicados. Tinha no entanto um artigo de página inteira assinado pelo Sr. Barata-Feyo, com direito a foto em pose de guru, intitulado "o concerto do lucro" que não tem pés nem cabeça, e no entanto pretende ser um artigo de análise económica sobre o lucro.
Este senhor depois de dizer algumas enormidades confundindo e relacionando, crise, desemprego, dividendos e lucro, acaba por descobrir e afirmar que "o lucro não está ao serviço dos trabalhadores, nem das empresas, nem da comunidade. O lucro está ao serviço de si próprio".
O Sr. Barata-Feyo não faz a mínima ideia do que é o lucro. Não faz a mínima ideia de que só há investimento, e todas as coisas boas que dele derivam, porque há lucro. Só e apenas por isso.

Mas também um mal nunca vem só. É que no interior do DN de hoje vem um artigo de opinião de Miguel Portas sobre Beirute própriamente intitulado "Quando os Tontos Falam do que não Conhecem".