sábado, janeiro 17, 2009

Cá vamos nós outra vez

Há exactamente dois anos, na sua ânsia de tudo regulamentar, fez o governo saber que ia remodelar toda a orgânica das actividades subaquáticas acabando com a Caderneta de Mergulho.

Saiu agora a portaria que regulamenta o mergulho amador. Para quê? Dois anos para estudar como sacar dinheiro ao contribuinte com a emissão de mais um cartão, chamado Título Nacional de Mergulho, desenho do Instituto de Desporto de Portugal, I.P. Os mergulhadores amadores portugueses passam a ser classificados segundo um escalão determinado por um burocrata qualquer, que à falta de melhor, vai copiar as certificações internacionais.

Porque em todo o mundo a prática do mergulho é certificada por entidades privadas independentes, a PADI ou a CMAS, que garantem a idoneidade do mergulhador.

Em todo o mundo menos Portugal. Aqui só pode mergulhar quem for portador do novel Título Nacional de Mergulho. Mais uns empregos para as Federações, Institutos e outros chulos afins, mais uns dinheiros para os cofres do Estado, e mais um controlo sobre a actividade dos cidadãos. Passo a passo até à Servidão Final.

Etiquetas: