sábado, outubro 16, 2010

A eólicas e as notícias que já não causam espanto

A propósito deste escândalo, aconselho a leitura do livro "The Wind Farm Scam - An Ecologist's Evaluation" do Prof. John Etherington da Universidade de Wales, com um prefácio de Christopher Booker (do Sunday Telegraph), um pequeno livro técnico de 198 paginas repletas de informação, ed. Stacey International, London 2009, onde promenorizadamente se explica o esquema montado por Tony Blair para ludibriar os ingleses com palavras que enchem a boca como "luta contra o aquecimento global", e "fazer baixar os perigosos níveis de CO2 na atmosfera", e ao mesmo tempo meter biliões de libras no bolso dos amigos, extorquidos directamente ao contribuinte. Nada afinal que não possa ter sido copiado em Portugal por esta gente impoluta que nos governa há décadas.

O livro demonstra à saciedade que:

1. com a tecnologia actual, os geradores eólicos não geram energia que compense a energia gasta para os por a funcionar (quer seja em terra, quer no mar).
2. destroem visualmente a paisagem rural e o alto das montanhas.
3. destroem os habitats e a vida selvagem, pelo excessivo barulho e vibração que provocam.
4. destroem milhões de passaros que não conseguem perceber o movimento das pás.
5. não fazem baixar o CO2 da atmosfera como se propaga.
6. são prejudiciais para o turismo.
7. não são economicamente rentáveis.
8. não criam emprego.
9. mas custam biliões ao contribuinte, que não serão nunca amortizados.

Pessoalmente acredito que as energias eólicas renováveis serão consideradas dentro de alguns anos, o maior crime ecológico do século XXI.