domingo, janeiro 23, 2005

Uma cura para o esquerdismo?

Já que estamos em maré de eleições, e porque vou estar ausente durante um mês, não me posso recusar a dar o meu contributo cívico para manter uma consciência sã. Com uma vénia e uma gargalhada, aqui segue uma tradução muito livre e aportuguesada dum caminho possível de cura para o esquerdismo:

Introdução

Há quem considere que o estado de espírito dito de esquerda corresponde a uma desordem ou disfunção mental que nos coloca uma venda à volta dos olhos que impede de ver a realidade. Há razões para assim pensar, por ser essa a única explicação plausível para que pessoas normalmente consideradas de inteligentes se vejam transformadas em cassetes de propaganda que apenas se preocupam com a mensagem e não com os erros que a mensagem transmite. Para essas pessoas a emoção que sentem com o que dizem é mais importante do que a lógica daquilo que dizem. A essas pessoas convém ensinar que na vida, tal como no corpo humano, o coração está por cima da barriga, mas a razão está por cima do coração.

Será possível fazer uma transição com sucesso do mundo da crendice para a realidade? Um modo de ultrapassar é esperar que essas pessoas cresçam, que saiam da casa dos pais, e que começem a ganhar a vida por sua própria conta. Para os mais velhos o programa seguinte poderá dar uma ajuda. Mas o Programa não promete a cura. Serve apenas de ajuda. Se ninguém faz essa transição sozinho, também ninguém a faz por si.

A cura em dez passos:

Passo nº 1: Admita que você é uma pessoa de esquerda

É importante reconhecer que você não é simplesmente “progressista”, “moderado”, ou “esclarecido”. Você é de esquerda, revê-se nos argumentos da esquerda, e antes de mais deve a si próprio reconhecer esse facto.

Passo nº 2: Comprometa-se com passar a suportar as suas crenças apenas com factos.

Realize que a verdade é mais importante do que a superioriade moral, e que a procura da verdade é o único meio de conhecer a realidade. Você terá de procurar a realidade para além do que dizem ou escrevem os gurus em quem acredita. No futuro não se poderá basear mais nos seus sentimentos ou na emoção provocada pela leitura ou audição de uma frase por mais bela que esta lhe pareça, e terá de procurar ter os seus próprios argumentos e a sua própria informação. Este passo é difícil de dar porque significa que você tem que deixar de se encostar nos outros, procurar as suas próprias fontes, enfim, deixar de ser preguiçoso.

Passo nº 3: Leia um livro de Introdução à Economia ou se puder tire um curso abreviado de Economia, de nível liceal.

Um esquerdista pode ser definido como alguém que não sabe nada de Economia. É tempo de perceber como funciona realmente o mundo, e não como alguns filósofos ou académicos pensam que o mundo deveria funcionar. Este passo é importante para perceber os passos seguinte que tem a ver com o comunismo, as empresas, ou a ineficácia da acção governativa.

Passo nº 4: Diga “Não” ao Comunismo e ao Socialismo Real.

Este conceito que é óbvio para a maior parte das pessoas, representa um passo importante no seu processo de recuperação. Se tem dificuldades com este passo, pense nisso com honestidade, gaste um pouco de dinheiro e vá objectivamente passar uma semana a viver ou a trabalhar em Cuba ou na Coreia do Norte. Se não o puder fazer, perca um pouco de tempo a conversar com cidadãos do Leste Europeu que se encontram um pouco por todo o país. Pergunte-lhe pelo trabalho, salário, condições de vida e reforma que tinham antes de terem sido autorizados a emigrar. E tente compreender qual seria a causa comum a todos este países para viverem na maior miséria.

Passo nº 5: As empresas não são o nem o diabo nem a peste.

Se está a ler este artigo online ou por email, agradeça às empresas. Se recebe o seu salário por cheque ou transferência bancária, agradeça às empresas. O sector associativo ou o estado não teriam dinheiro para gastar se não fossem as empresas. É importante que você reconheça que lucro não é sinónimo de “ganância” ou de “exploração”, e que é o lucro das empresas, recuperado na forma de impostos, que faz viver o estado. Pense nisto: o capitalismo criou a sociedade mais avançada da história da humanidade, e até os paises comunistas precisam de empresas (e do lucro destas) para sobreviverem. Aproveite para beber um copo de realidade.

Passo nº 6. O estado não é apenas ineficiente, é muito ineficiente.

Se você é uma daquelas pessoas que acha que o governo deve aumentar os impostos aos ricos para os dar a si e aos mais pobres, lembre-se que a burocracia do estado vai uma vez mais, desperdiçar a maior parte dos impostos recolhidos, e que ao contrário são os privados quem cria riqueza, e as instituições privadas quem melhor a distribui. Veja como funcionam os tribunais, os hospitais do estado ou qualquer repartição pública, se quiser recordar a sua ineficiência. Lembre-se de como funcionavam os bancos, a TAP, ou qualquer outra empresa nacionalizada, há bem poucos anos atrás, e compare com os dias de hoje. Uma vez mais restrinja-se aos factos e não às interpertações dos factos. Lembre-se do passo nº 2.

Passo nº 7: O planeta Terra não é a sua “mãe”, e não está a morrer.

É agora o momento de parar de financiar as ONGs de fanáticos ambientalistas que vivem à sua custa. Se mesmo assim pretender continuar a dar, peça antes um relatório e contas do ano anterior para saber como distribuiram o seu dinheiro, e informe-se de qual a percentagem que é gasta com o próprio funcionamento. Fique sabendo que ao contrário dos mitos propalados sem qualquer fundamento, o mundo está hoje melhor do que alguma vez esteve: Há menos miséria, menos fome, menos doenças, e até melhor ambiente do que alguma vez houve desde o início da Revolução Industrial. Informe-se sobre isso. O mundo não existe à imagem de Hollywood: os bons não estão todos do mesmo lado e os maus do outro. Acabe com estas e outras ideias feitas: Os alimentos transgénicos não são veneno. Os países pobres não estão contra a globalização, são antes todos a favor. Os países escandinavos não são Socialistas mas sim Capitalistas. Na América há menos desigualdades sociais do que na Comunidade Europeia. A Democracia não é uma invenção da Europa. A ONU não é uma organização isenta, mas um clube de interesses poderosos.

Passo nº 8: Se você consome drogas pare já com isso.

Este passo não é fácil de dar, e provavelmente precisará da ajuda de terceiros, mas reconheça que o Canabis e outras drogas estão a distorcer o seu sentido da realidade, e que precisa de parar com isso. Se você não consome drogas siga para o passo seguinte.

Passo nº 9: Coma carne e coma peixe sem mêdo.

Coma carne e coma peixe moderadamente e vai sentir-se melhor; você não precisa de ser vegetariano para mudar o mundo, e os vegetarianos não são necessáriamente melhores pessoas por isso. Saiba que Hitler era vegetariano e deu no que deu.

Passo nº 10. Torne-se um missionário.

Uma vez que concluiu os passos anteriores de se curar do o esquerdismo, é agora tempo de partilhar com os outros que não tiveram a mesma sorte. A proxime-se da carneirada de esquerda, e espalhe a boa nova da sua libertação da crendice e ignorância que o acorrentaram. Parabéns e benvindo ao mundo real.