quarta-feira, janeiro 19, 2005

Visita preocupante

A ida do candidato a Primeiro Ministro de Portugal a Madrid para visitar o chefe do governo espanhol deve-nos preocupar por dois motivos:
Primeiro porque o engenheiro Sócrates, que tem vasta experiência governativa, não teve a maturidade política necessária para saber evitar tecer críticas ao actual governo do seu país, na casa onde era convidado. O Palácio da Moncloa não é própriamente lugar de discussão de política interna portuguesa.
Em segundo lugar o engenheiro Socrates revela falta de senso, ao dar importância política a uma nulidade, um incompetente, provável governante a prazo, como José Luis Rodriguez Zapatero. Este senhor envergonhou a história da Espanha ao fugir do Iraque do modo como o fez, insultou milhões de espanhois ao propor a adopção legal de crianças por casais homosexuais, (vangloriando-se de estar a propor a legislação mais "avançada" da Europa), e finalmente, conseguiu a obra de estar ser permanentemente chantageado pelas autonomias Basca e Catalã, estando hoje réfem dos partidos minoritários da coligação com que formou governo. E tudo isto em apenas dez meses.