quinta-feira, maio 12, 2005

O Rallye a Dakar - a suprema javardice

Gostava de ver qualquer pessoa sensata revoltar-se contra o facto de Portugal estar todo ufano por ir receber o famigerado Rallye a Dakar.

Parece que não.

Àparte o factor custo (parece que o organizador já tem garantido o pagamento por parte do Estado, ou da Autarquia de Lisboa, de 70% do custo, o que é extraordinário num país à beira da falência), existe no Mundo alguma prova "desportiva" mais imbecil para patrocinar?

A desvastação que a passagem destes carros, ou camiões, ou motas, ou todo junto, fazem sobre talvez um dos mais frágeis ecosistemas do planeta - o deserto do Sahara, é esmagadora. Nós vamos colaborar nisso.

O exemplo de consumo que o "homem ocidental civilizado" dá, para milhões que vivem à margem da civilização, na extrema pobreza, na Idade Média, é pelo menos abjecto. Nós vamos colaborar nisso.

O país vai promover marcas e produtos que não fabrica, que não vai consumir, e que não interessam aos portugueses. Nós vamos colaborar nisso.

Este Rallye é uma amostra terceiro mundista, do pior de nós todos, tão unidos que estamos em proteger a Costa Vicentina, ou a zona dunar da Caparica, e a promover a destruição activa de milhares de quilómetros de paisagem de deserto.