domingo, agosto 06, 2006

Uma proposta realmente interessante, e dois livros para ler

A proposta de Daniel Dennet que aqui pode ser vista em vídeo, é de uma oportunidade indiscutível, e devia ser adoptada pelo sistema educativo de todos os países.

O argumento é o seguinte: a religião é um fenómeno natural ao ser humano. Devia ser de ensino obrigatório nas escolas, a par da gramática ou da matemática.

Mas se a escolha do ensino de uma religião deve caber aos encarregados de educação da criança, não deve ser a única religião a ser ensinada, pois às crianças não se devia nunca ensinar uma religião, mas todas, ou melhor, todas as possíveis. A religião devia ser comparada. Só assim estamos a educar as crianças na livre escolha. E a criar barreiras contra o fundamentalismo religioso. Mas vale mesmo a pena ver o vídeo.

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David Lewis -Williams e David Pearce no seu livro escrito em conjunto Inside the Neolitic Mind ( ed. Thames & Hudson, Londres, 2005, 320 páginas), demonstram inteligentemente que a religião é um fenómeno neurológico gravado na nossa mente, (neurological patterns hardwired into the brain), que o sentido do mundo sobrenatural é comum a todos os homens de todos os tempos e em todas as civilizações, e que há muitos traços comuns entre as diferentes experiências religiosas. É fantástico realizar que os progressos do estudo da antropologia nos últimos vinte anos, nos fazem recuar no conhecimento da História mais de dez mil anos, até ao começo da agricultura e domesticação dos animais.

Uma das propostam mais interessantes do livro é a de nos dar a conhecer que para os homens do Neolítico, (assim como para os homens da Idade da Pedra que viviam até há bem poucos anos em paralelo com a nossa civilização), o mundo real e o mundo imaginário estão interligados, e é possível fazer uma viagem entre estes dois mundos sem que exista uma fronteira definida. Assim contado, parece uma história de ficção científica. Não é, e só por isso recomendo a leitura deste livro.

Sobre o livro de Dennet vou voltar a ele mais tarde.