quinta-feira, junho 01, 2006

Coisas de que se não fala

Quando o meu irmão me confidenciou que tinha de se deslocar em trabalho à Venezuela, não uma, mas muitas vezes este ano, fiquei apreensivo e contei-lhe algumas histórias que se passaram comigo em trabalho, nesse país há vinte e cinco anos. O meu irmão riu-se e contou-me que apesar de andar com guarda-costas, se sentiu sempre seguro. E contudo a Venezuela é um país perigoso. Muito perigoso. Há mais homicídios por mil habitantes na Venezuela do que no Iraque. 31 homicídios por cada 100.000 habitantes contra 26. Aliás há mais homicídios na Africa do Sul (50) ou na Colombia (62) , ou em muitas outras cidades do que no Iraque.

Não é essa claro, a imagem que nos é dada pelos media, mas naturalmente a de um Iraque a ferro e fogo, onde há uma chuva de balas para todo aquele que se atreve a circular na rua.