sexta-feira, outubro 29, 2010

Sobre a proposta de Orçamento de Estado para 2011

Todos dão a sua opinião (sem ter lido a proposta), aqui vai a minha:

1. A proposta é tecnicamente feita em cima do joelho. Um aborto completo com parágrafos inteiros que não fazem sentido. Para além disso uma proposta de orçamento que apresenta um défice não é uma proposta de orçamento, é um pedido de crédito.

2. O ministro que se propõe faze-la cumprir é um manifesto incapaz com provas dadas nos últimos cinco anos: nunca foi obedecido, nunca acertou numa previsão, nunca cumpriu um orçamento.

3. o líder do governo que se propõe executa-la é um psicopata que vive num mundo de fantasia e de truques.

Por estes três motivos ninguém me convence de qual é a vantagem para os portugueses de persistir num orçamento que indicia um modelo de sociedade que não tem futuro.

As cassandras do regime, todas vivendo à custa do sistema, ou melhor dizendo à custa do contribuinte, vão-nos alertando para os "perigos" de viver sem orçamento, acenando com o papão do FMI.

A verdade é que o Estado português não é financeiramente viável desde o 25 de Abril. Está falido, vai entrar em incumprimento, em bancarrota. Um orçamento remediado não vai resolver nada, apenas retardar e agravar a solução, que essa sim é política.