quarta-feira, março 02, 2005

Oxalá corra tudo bem

Escapei à campanha eleitoral, que pela leitura dos outdoors que restam não poderia ter sido mais miserável. O PSD bateu tudo e todos em idiotice, logo seguido pelo CDS. Falta de imaginação, falta de acreditar, falta de projecto, em cima das trapalhadas desnecessárias dos ultimos meses de governo, que ajudaram a sua competa e total descredibilização.
O PS ganhou bem, tendo ocupado o espaço ideológico do PSD, um pouco à maneira de Tony Blair. Tem quatro anos para governar, sem oposição parlamentar capaz, e, como as expectativas são baixas, só tem condições para fazer um bom trabalho.
À sua direita um CDS insignificante, que nem Paulo Portas tem paciência para representar, e um PSD moribundo à procura de um líder, de um caminho, e de seguidores. O ideário social-democrata tão caro a Sá Carneiro é agora representado pelo PS, e não se vê qual o caminho que o PSD poderá querer seguir. À esquerda do PS vão agora recomeçar as lutas pelo acesso ao pote do mel. A começar pelos Soaristas que em breve irão clamar que o socialismo está a ser traído. Depois a esquerda inchada dos bloquistas sempre à espera de engrossar as suas hostes com a legião dos descontentes frustados com as promessas que necessáriamente ficarão por cumprir. Porque o problema continua a ser o mesmo há mais de cem anos: os portugueses acreditam que é o Estado que vai resolver os seus problemas, e que os políticos tem uma varinha de condão. "-Eles não fazem porque eles não querem". Depois , quando vem que as promessas não se realizam ficam frustados e clamam por um - mais um - líder providencial.