domingo, maio 15, 2005

Hoje Dia da Libertação (dos impostos)

Hoje é um dia muito importante para todos os portugueses.

15 de Maio celebra, este ano, a data a partir da qual um português representativo, por ter já ganho entretanto o rendimento suficiente para pagar os seus impostos, fica exonerado das obrigações fiscais para com o Estado.

Daí a noção de “libertação” associada a este dia.

Em 2005, os portugueses irão trabalhar de 1 de Janeiro a 15 de Maio (durante 135 dias) para pagar as suas obrigações fiscais, ou seja, vão trabalhar 135 dia para o Estado. Só a partir de hoje começam a trabalhar para si e para as suas famílias*(apesar do déficit que alarga este prazo, mas vamos esquecer isso por enquanto que o dia é de folgar).

Parece muito quando compamos com outras economias como os Estados Unidos (93 dias) ou a Irlanda (113 dias). Parece mesmo muito quando comparado com as contrapartidas que recebemos do Estado. É no entanto pouco quando comparado com a média da zona euro (150 dias), ou com economias que nos querem apresentar como "modelo", como a Suécia (184 dias), a França (165 dias), ou a Finlândia (159 dias).

*Devemos este calculo, que espero seja continuado no futuro, a um trabalho conjunto do Gabinete de Análise Económica da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa(GANEC) e ao Activo Bank7.