terça-feira, outubro 24, 2006

Rejubilemos: o Governo Olha por Nós

A RTP anuncia triunfalmente no Telejornal das oito que a IKEA vai investir em Paços de Ferreira não sei quantos milhões, para montar de raíz 3 fábricas de móveis, que vão criar (palavra mágica) 1.500 postos de trabalho.

Pergunta: quantos postos de trabalho vai este investimento destruir?

Não que eu esteja contra isso. É natural e desejável que um novo investimento crie postos de trabalho, e que esse investimento leve à desaparição de outros postos de trabalho menos competitivos.

Só que
não é apenas disso que se trata. O governo está a intervir financiando (secretamente ainda por cima) um concorrente (a IKEA), em detrimento de outros, num mercado altamente competitivo. Compreendo que o governo queira ajudar a concorrência e modernizar o mercado, ou melhor não compreendo mas aceito, mas não posso aceitar que essa ajuda seja secreta, por baixo da mesa. Irão os jornais de amanhã questionar o governo sobre estes pormenores? Que dizem os concorrentes da IKEA de Paços de Ferreira sobre esta ajuda, financiada com os seus impostos? Também querem subsídio para eles? E vão ter? E porque não?

Se eu fosse o Ministro Manuel Pinho não punha aquele ar de júbilo, que ofende a minha inteligência. A menos que esteja a preparar o anuncio de um subsídio para uma fábrica de sapatos (italiana, porque não?) que vai, também ela criar milhares de postos de trabalho.

Etiquetas: