quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Erosão Costeira e Ordenamento do Território

...

No dia 26 de Janeiro, a LPN esteve presente num debate organizado pelo Geota sobre “Erosão
costeira e ordenamento do território”, ao qual compareceram várias entidades da administração local, Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA), o Instituto da Água e investigadores nesta área.

A zona costeira da Costa de Caparica tem sido alvo de destaque na comunicação social, devido à acção da erosão sobre o cordão de areia que protege a ocupação humana, que é muito intensa nesta zona. Neste local, a linha de costa tem vindo a recuar persistentemente ao longo do último século, sobretudo devido à subida do nível do mar. Em contrapartida, verifica-se uma ocupação humana crescente que, para além de agravar o ritmo da erosão, põe em risco as edificações construídas junto à linha de costa, o que levou à construção de diversas obras de defesa costeira (esporões) e, mais recentemente, ao recurso à deposição, de forma artificial, de areia nas praias, numa tentativa de compensar a que é arrastada pela acção do mar.

Neste debate discutiram-se sobretudo as questões técnicas para travar o avanço do mar, incluindo uma proposta do fecho da Golada (entre o Bugio e a Cova do Vapor), mas foram abordadas também as incoerências entre o investimento público que está a ser feito e os valores a proteger.

A LPN questionou o Instituto da Água em relação ao custo-benefício entre continuar a investir em obras de defesa costeira, ou recuar a ocupação humana, já que na zona actual de risco está previsto o desmantelamento das estruturas existentes. Estas questões não foram respondidas, mas adivinha-se que, uma vez mais, estão a ser investidos dinheiros públicos para defender interesses privados.

Esta suposição é tanto mais justificada pelo facto de existir um projecto de turismo promovido pela Parque Expo para o local.

...

O sublinhado é de minha responsabilidade, mas o texto integral foi extraído ipsis verbis da Newsletter nº 50 da Liga da Protecção da Natureza

Etiquetas: