segunda-feira, junho 13, 2005

A Terrível herança do Islão

As sociedades muçulmanas não se libertarão do subdesenvolvimento económico, político e social, enquanto não resolverem pelo menos três dilemas que herdaram da sua religião. Não tenho visto isto ser discutido com clareza e por esse motivo aqui vai:

1. O papel da mulher na sociedade - Metade da população das sociedades muçulmanas não produz. Está excluida por natureza de toda a produção económica e em muitos casos intelectual, por lhe serem vedadas um sem número de profissões. Como pode progredir uma sociedade que à partida exclui metade dos seus cidadãos?

2. A poligamia - numa sociedade polígama, está-se a criar uma hoste de jovens machos ressabiados, sem possibilidade de casar e criar família, que rapidamente se transformam em adeptos da violência para dirimir os seus conflitos. Esse sistema pressupõe um estado policial forte, que controle os cidadãos, e assegure alguma paz social. Uma bola de neve.

3. A proibição do juro - uma sociedade que vê o juro como um mal, não conseguirá nunca entender o sucesso de uma qualquer actividade económica. O capitalismo não é um jogo de soma nula em que para alguém ganhar outro deve perder. Podem ambos ganhar. A sociedade europeia medieval teve a mesma incompreensão face ao juro, o que levou a que essas profissões fossem exercidas pelas classes mais desfavorecidas, os judeus, que acabaram por dominar o clero e a nobreza, e assim atrair a sua ira, com os resultados que todos conhecemos.

Quantos mais anos demorará o Islão até "descobrir" isto?