domingo, novembro 27, 2005

Homenagem a Hal e Margareth Roth

Acabei de reler pela enésima vez Two on a Big Ocean, (ed. W. W. Norton & Co. , 1972, 287 páginas), o primeiro relato de uma volta ao Oceano Pacífico em 1965, no Whisper, um iate de 35 pés, durante dezanove meses, perfazendo mais de 18.500 milhas. Comprei este livro em Julho de 1981.

Hal Roth foi, pelas suas viagens, pela sua qualidade como escritor e pessoa de bem, uma inspiração para toda uma geração de amantes das coisas do mar, e julgo que tenho todos os livros que publicou ao longo da sua vida: After 50,000 Miles, Two Against Cape Horn, (talvez seu melhor livro e onde conta um naufrágio exactamente no Cabo Horn), The Longest Race (o relato de uma volta ao mundo em solitário a contar para o BOC Challenge), Always a Distant Anchorage, (um capítulo inteiro dedicado a uma estadia de um mês subindo rio Guadiana), Chasing The Long Rainbow, We Followed Odysseus, (uma volta magnífica ao Mediterrânio seguindo as passadas de Ulisses), e How to Sail Around The World.

Mais de 200.000 milhas no mar, quase todas na companhia da sua mulher Margareth com quem compartilhou uma vida cheia de viagens e aventuras em pleno século vinte, um homem fora do comum, a quem presto a minha homenagem.