sexta-feira, março 02, 2007

Sobre a OPA da Sonaecom sobre a Portugal Telecom

Acabo de saber pelo Telejornal que a maioria dos actuais accionista da PT votou contra a desblindagem dos estatutos que permitiria ouvir a voz de todos os accionistas da empresa nesta OPA, e não apenas a voz dos grandes tubarões. Business as usual, cada qual defende o seu covil.

Surpreendente mesmo é o voto da CGD, banco do estado, que votou contra. A CGD devia se ter abstido, ou até votado contra, se o estado tivesse como devia ter, algum papel moralizador na sociedade. Mas não, o estado não dá o exemplo, e o accionista estado age como os demais defendendo também o seu covil. Vai ser uma vergonha ler nos jornais estrangeiros de amanhã a crítica do capitalismo sui generis que temos em Portugal.

Quem sai a ganhar?
Claramente os grandes accionistas da PT que conseguiram ver o Conselho de Administração oferecer-lhes condições, que muitos garantem serem absolutamente impossíveis de cumprir. Em segundo lugar e a muito curto prazo os pequenos accionistas da PT.

Quem sai a perder? Em primeiro lugar parece ser a Sonaecom. O Engº Paulo Azevedo não vai poder ter o seu brinquedo para tapar o buraco da Optimus, mas conseguiu fazer mossa suficiente para que seja vendida a PT Multimédia. Mas quem sai mesmo, mesmo a perder é o cliente da PT, porque esse sim vai pagar a factura por inteiro. Os dinheiros adicionais prometidos tem de sair do bolso de alguém, e esse alguém só pode ser o cliente.

Não contem comigo para ajudar. Há já uma semana que deixei ser cliente da PT.