terça-feira, março 21, 2006

Mitos Climáticos, e outros mitos

Mitos Climáticos é o nome de um blog cuja leitura se recomenda. O autor queixa-se várias vezes do parti pris do jornal O Público onde sistemáticamente são escondidas notícias que contrariem as ideias pré-concebidas de alguns "jornalistas" (sou obrigado a pôr entre aspas) que escrevem sobre o clima.

Os mitos sobre a terra são matéria antiga.

Só neste século, que me lembre agora, tivemos nos anos sessenta o mito da explosão populacional com fome generalizada, (lembro-me do Relatório do Clube de Roma, e até a ONU - com a UNESCO, publicou milhares de "estudos" sobre o assunto, alguns dos quais eu cuidadosamente arquivei, para só os destruir há bem pouco tempo), nos anos setenta o mito das chuvas ácidas e o do fim das florestas, nos anos noventa o mito do empobrecimento geral e do fim da prosperidade do planeta. Agora estamos na fase do aquecimento global e o efeito de estufa. Outros mitos virão.

A verdade é de que estamos a viver desde a Revolução Industrial uma prosperidade geral sem precedentes, e se ainda subsistem muitos focos de problemas, estamos globalmente com mais saúde, mais tempos livres, mais riqueza, mais consumo, mais segurança, menos catástrofes, como diz muito bem o professor Bjoern Lomborg no seu livro tão contestado e tão pouco lido, (até porque são 515 páginas de letra muito pequena) The Skeptical Environmentalist - Measuring The Real State of The World, (ed. Cambridge University Press, 2001). Um livro imprescindível para quem quiser formar opinião sobre estes assuntos.