quinta-feira, dezembro 01, 2005

Baixar o Sarrafo!

O Presidente do Banco Central Europeu, Monsieur Trichet, acaba de comunicar que, com a finalidade de combater a inflação, a taxa de juro do B.C.E. que comanda o Euro, vai aumentar 25 pontos base, ou seja 0,25%.

É uma má notícia para os portugueses endividados, que são quase todos, e para as empresas em particular.

Depois dos impostos que este governo sábiamente anunciou alguns dias depois de tomar posse, e contrariando promessas eleitorais, (convém relembrar isto sempre), o aumento das taxas de juro faz lembrar o mote brasileiro de "baixar o sarrafo", ou o familiar "pau neles!".

Com a cumplicidade benevolentemente ingénua do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, (também convém relembrar isto), este governo do Engenheiro Sócrates, confrontado com o excesso de despesa por parte do Estado, e com mêdo do puxão de orelhas de Bruxelas, (e não porque tenha achado que o permanente endividamento do Estado é mau de per si), decidiu fazer todos os portugueses pagar por isso, e aumentou os impostos. É aquilo a que Sampaio chamou de solidariedade, uma palavra que se sabe muito querida para os socialistas, sobretudo porque a solidariedade é paga pelos outros.

Foi uma medida estúpida, contrária ao interesse da economia, mas satisfatória para a clientela que elege o chamado Centralão que nos governa desde há trinta anos, essa mesma clientela que não quer ver tocar nos seus privilégios, entre eles a incomportável reforma com 100% do último salário para 750.000 funcionáros públicos.

Pois agora vai começar a doer. Para além de ter paralisado a economia, o governo até poderá vir a desculpar-se com os malandros do Banco Central Europeu, mas não pode mais esconder que chegou a hora de pagar outra factura.

Para já, e a partir de amanhã, vão aumentar as prestações das casas. Os portugueses não vão gostar.

Até que se comecem verdadeiramente a fazer as inadiáveis reformas. Aí vai ser bonito...