sábado, dezembro 31, 2005

A "História de Portugal" de John dos Passos

História de Portugal- três séculos de expansão e descobrimentos (The Portugal Story, por John dos Passos, 1969 - traduzido do inglês por Maria da Graça Cardoso, editorial Ibis, 470 páginas, 1ª edição de março de 1970).

Este livro devia-se talvez ter antes chamado Histórias de Portugueses, porque é um relato de aventuras escrito um pouco à maneira dos livros do Adolfo Simões Mueller da minha infância. Mas é um livro escrito por alguém muito sabedor, que respeita e ama os seus antepassados (o grande John Dos Passos é neto de portugueses da Ilha da Madeira), e que fez uma investigação séria e aprofundada sobre a nossa história antes de começar a escrever este maravilhoso livro romanesco. A respeito disso a bibliografia do final é elucidativa.

Encantado com a redescoberta de uma leitura de há mais de trinta anos, quis oferecer este livro no Natal. O velho livreiro a quem me dirigi surpreendeu-me com o comentário seguinte: "Dos Passos?! Já ninguém hoje lê John dos Passos!. Nem está re-editado, nem se encontra em nenhuma livraria. Desapareceu simplesmente. Estou admirado que alguém pergunte por esse autor!".

É pena.