sexta-feira, janeiro 20, 2006

Nasceu uma nova lingua!

Acho que nasceu na TSF, mas já nem sei, e não, não me refiro à novalíngua de Orwell. Essa já é oficial, chama-se de politiquês, e é praticada por todo o mundo dito de civilizado.

Falo de uma nova pronúncia no português falado em Portugal: o portuguêche. É essa lingua que agora se fala muito na rádio e na televisão. Caracteriza-se por um extremado preciosismo, que está muito para além do simplesmente pretencioso, e define-se pela eliminação de espaços entre a pronúncia de algumas palavras.

Este espaço é preenchido por um che.

Em alguns locutores (agora apelidados de jornalistas), o che de ligação é substituido por je. Mas atenção que não é o je das Beiras, mas um je aplicado onde ele não existe. Por exemplo portuguêje.

Alguns exemplos:

...queremosche debater as candidaturas... (notícias da TSF),

... os médicosche dizem que ...(notícias da SIC), ou

...nenhumas surpresasche uma vez que se conhecem osche candidatos à Presidencia da Republica... (notícias da TSF)


Outra característica é o final das frases sibilante, e em todas as palavras acabadas em r como por exemplo falar ou comer que passam a ser falarsss ou comersss. Para uma melhor compreensão é favor ouvir o deputado Paulo Pedroso, ou a jornalista da RTP Judite de Sousa.

Ainda outra característica (esta típica da TSF) é a inclusão de um hãã entre as palavras ou, mais elaboradamente, um mnhããm. A ideia chave é a de passar a mensagem de que o locutor não está a ler um guião, procura as melhores palavras, e não quer deixar haver tempos mortos ou espaços vazios entre as palavras.

Não consigo por mais que tente, falar assim, pelo que presumo que a aprendizagem desta nova lingua só deve ser possível a iniciados, requerendo aturado treino.

Por enquanto ainda não aparece escrita, mas com o tempo lá iremos.