terça-feira, março 13, 2007

Contra isto ninguém grita?

Escrevi aqui neste blogue em Janeiro deste ano e aproveito para repetir, repetir, repetir à saciedade que o maior desafio deste século é mesmo o da lenta, progressiva e asfixiante restrição da Liberdade. Escrevi-o a propósito da operação de caça à multa à paisana organizada pelo Dr. Costa nosso ilustríssimo Ministro do Interior, digo da Administração Interna.

Volto a levantar a minha pequena voz desta vez contra a perigosa e peregrina ideia de juntar as polícias, serviços secretos e investigação judicial debaixo da mesma alçada. Lamento que os cem mil que se manifestaram recentemente contra a governação não o tenham feito por causa disto que considero ser o maior ataque às liberdades individuais depois do 25 de Abril.

Se esta ideia viesse de um qualquer governo de direita, seriamos garantidamente inundados com publicidade antifascista, e revolta generalizada das oposições, e só tenho a lamentar que tanto o PS como o PSD ou o CDS fiquem calados sobre este assunto, ou que a sua voz não tenha chegado aos jornais, o que dá no mesmo. Não está em causa a pessoa deste ou de outro Ministro. Está em causa, como sempre, a nossa liberdade e o excessivo poder que o Estado já tem.

E aproveito para recordar (e me recordar), que as maiores atrocidades da história da humanidade foram todas cometidas por Estados e não por indivíduos, e que as Constituições existem para proteger os indivíduos do poder excessivo do Estado e não para proteger os indivíduos uns dos outros. Parece que andamos todos esquecidos disto.