quinta-feira, julho 27, 2006

Mais e Sempre Açores








E depois como não ficar estasiado a beber um gin tónico no mais-que-famoso Café Sport da Horta?















E estar mesmo ao lado do legendário Cap. Eric Forsyth e do seu iate Fiona desta vez a caminho da Antártica, via Canárias, Cabo Verde, Brasil, e Argentina?















Que é melhor? Acordar em S. Jorge a ver o Pico?













Ou acordar no Pico a ver S. Jorge?

Etiquetas:

Açores para Sempre


39º 05 ' N
028º 05' W


De volta à Ilha Graciosa, nos Açores, uma belíssima ilha de forma oval com 62 km2 de área, e 12,5 km de comprimento por 8,5 km de largura, temperatura da agua do mar nos 20º em Julho, e visibilidade de 30 metros, condições excepcionais para a prática do mergulho. Graças ao Rolando e à Tita que as coisas correm sobre rodas. É sempre um encanto voltar a ver os amigos, fazer mergulhos bem organizados e ser bem tratado. Pena é que as autoridades regionais estejam mais preocupados com o votos (dos pescadores) que com a receita proveniente de uma industria que nas Canárias faz viver milhares de pessoas entre barcos, restaurantes e hoteis, e que não haja a mínima preocupação com a protecção das espécies subaquáticas.

-"Precisavamos cá era de um Alberto João Jardim", - ouvi dizer por duas vezes. Indeed.


Nos mais de quarenta sítios de mergulho do Rolando, as chamadas baixas, recomendo os junto ao Ilhéu da Praia, em cima na foto. É uma Zona de Protecção Especial de Aves Selvagens com 12 hectares de área, onde se podem observar as cagarras ( Calonectris diomedea borealis) a rasar as ondas, sobretudo com mau tempo, e os garajaus (Sterna dougalli e S. hirundo) sempre a lutar e a fazer barulho por um peixe, e ainda os Alma-de-Mestre (Oceanodrama Castro) e os Frulhos (Puffinus assimilis baroli), todos nidificantes.

Etiquetas:

Vamos supor que...

Algures no norte da Peninsula Ibérica em grande desordem e ebulição devido à incompetência e fraqueza demonstradas pelos sucessivos governos Zapatero, um grupo guerrilheiro descontrolado reclama a destruição de Portugal e a anexação do território português ao Reino da Galiza. Numa incursão efectuada a partir de Tuy cerca de quinze guerrilheiros raptaram um soldado português e mataram a tiro outros cinco no Quartel de Viana do Castelo. A uma entrada de soldados portugueses em Tuy com a finalidade de libertar o soldado raptado, os guerrilheiros respondem com mísseis disparados sobre as cidades de Viana do Castelo, Braga e Guimarães. O governo espanhol pede calma aos portugueses, mas não consegue controlar os guerrilheiros que actuam à solta no seu território, e que são armados pelos governos de Cuba e Venezuela, que, para consumo interno, tem interesse em demonstrar a desestabilização da Ibéria.

O governo português deve:

(responda aqui o que quiser, não se esquecendo de definir o que entende por "aplicar força excessiva".)

quarta-feira, julho 26, 2006

Ócio Remunerado

O Poeta/Deputado/ex-candidado-a-Presidente-da-República Manuel Alegre de Melo Duarte, vai-se aposentar, já em Agosto, da Radiodifusão Portuguesa, SA, onde exerce as funções de “Coordenador de Programas de Texto”, passando a ter direito a uma pensão de reforma no valor de 3.219,95 euros.

Porquê a comoção e a surpresa? Porque nem o próprio sabia que exercia tais funções. É o que afirma. Nem a sua biografia oficial o sabia. Também não explica como fazia os necessários descontos obrigatórios para a Segurança Social. Mas mostra-se satisfeito por ir aumentar um bocadinho a sua reforma de Deputado pelo Partido Socialista. Descansem que é tudo legal. Não o iam apanhar numa dessas pois não?

terça-feira, julho 04, 2006

Freitas finalmente

Depois de uma actuação desastrosa, trapalhona e inconsequente, exemplificada ultimamente pela política seguida no caso Timor (onde é que se viu um país de dimensão diplomática e militar de Portugal querer impor a sua opinião no outro lado do mundo, às maiores potências da região como a Indonésia e a Austrália?), Freitas saiu sem deixar saudades, escondido num um jogo de futebol, e excusado numa operação a uma hérnia discal com convalescença de quinze dias. Saiu sem deixar saudades?

Não. A sua saída foi lamentada pelo Bloco de Esquerda e pelo secretário geral do PCP himself. Isso diz tudo, exemplarmente.